Hoje prestamos uma homenagem mais que merecida ao mais antigo pioneiro de Corbélia ainda vivo: Paulo de Souza, que, com a graça de Deus, completará 99 anos de vida no próximo dia 28 de junho.
No último dia 30 de dezembro, gravei uma entrevista em vídeo com seu Paulo e com seu primogênito, José de Souza. A entrevista será publicada em breve no canal Corbélia Filmes, no YouTube.
Paulo de Souza chegou a Corbélia, com 20 anos de idade, em 1948, treze anos antes da emancipação político-administrativa do município. Seu irmão, Elvino do Nascimento de Souza, chegou ainda antes, em 1945, e foi justamente ele quem vendeu as terras ao fundador de Corbélia, Armando Zanato, conforme já relatamos em nesta publicação.
Adiantando um pouco do que seu Paulo nos contou durante a entrevista, ele relembra que, ao chegar à região, existia apenas o sertão: poucas famílias, muito mato e a presença constante de animais silvestres. Segundo ele, as primeiras moradias concentravam-se na região do Arroio dos Porcos.
Paulo veio de Rio Negrinho-SC, em abril de 1948, em uma viagem de carroça que durou 36 dias. Naquele tempo, não existiam estradas em toda a extensão do trajeto, e em muitos trechos era necessário abrir picadas para seguir viagem.
Recentemente, seu Paulo recebeu uma justa homenagem por sua importância histórica para o município: a Moção de Aplauso, concedida por iniciativa do vereador Adelar Mujol, durante a Expobélia 2025.
A imagem que ilustra esta publicação pertence ao acervo da família Souza, e a recuperação digital foi realizada por Jaciano Eccher / IA.

Comentários
Postar um comentário