Como era Corbélia antes da emancipação

Pista de Pouso em Corbélia

As primeiras imagens abaixo são da antiga pista de aviação que existiu na cidade de Corbélia. Sua extensão ia desde onde hoje está localizada a Praça Paraguai até, aproximadamente, o ponto onde atualmente encontra-se o Posto Líder. Ao fundo da fotografia, é possível identificar a área que hoje corresponde à Praça Paraguai.
Essa pista de aviação era utilizada para pousos e decolagens de aviões fretados, além de servir como alternativa caso, por algum motivo, não fosse possível aterrissar em Cascavel-PR.

Em 1962, um caso chocante marcou a cidade de Corbélia. Etelvina Zanatta Deitos preparava cera para passar em sua casa quando, acidentalmente, derramou parte do produto sobre o fogão a lenha. A cera entrou em combustão e, na tentativa de evitar que o fogo se alastrasse, ela correu para jogar o recipiente porta afora, mas acabou derramando parte do líquido quente sobre o próprio corpo. Na época, os recursos médicos eram bastante precários e Etelvina permaneceu em casa por cerca de três meses. Com o agravamento de seu estado, foi necessário chamar um avião para levá-la até Curitiba, onde recebeu tratamento. Infelizmente, dez meses depois, ela não resistiu às graves queimaduras e faleceu.

Mais ao final desta matéria, aparece uma imagem da família Zanato. Nela, o senhor Armando retorna de uma viagem aérea, possivelmente a negócios.

As imagens pertencem ao arquivo da família Zanato, e as melhorias e recuperação digital foram realizadas por Jaciano Eccher/Corbélia Filmes.











Comentários