Pista de Pouso em Corbélia

As primeiras imagens abaixo são da antiga pista de aviação que existiu na cidade de Corbélia. Sua extensão ia desde onde hoje está localizada a Praça Paraguai até, aproximadamente, o ponto onde atualmente encontra-se o Posto Líder. Ao fundo da fotografia, é possível identificar a área que hoje corresponde à Praça Paraguai.
Essa pista de aviação era utilizada para pousos e decolagens de aviões fretados, além de servir como alternativa caso, por algum motivo, não fosse possível aterrissar em Cascavel-PR.

Em 1962, um caso chocante marcou a cidade de Corbélia. Etelvina Zanatta Deitos preparava cera para passar em sua casa quando, acidentalmente, derramou parte do produto sobre o fogão a lenha. A cera entrou em combustão e, na tentativa de evitar que o fogo se alastrasse, ela correu para jogar o recipiente porta afora, mas acabou derramando parte do líquido quente sobre o próprio corpo. Na época, os recursos médicos eram bastante precários e Etelvina permaneceu em casa por cerca de três meses. Com o agravamento de seu estado, foi necessário chamar um avião para levá-la até Curitiba, onde recebeu tratamento. Infelizmente, dez meses depois, ela não resistiu às graves queimaduras e faleceu.

Mais ao final desta matéria, aparece uma imagem da família Zanato. Nela, o senhor Armando retorna de uma viagem aérea, possivelmente a negócios.

As imagens pertencem ao arquivo da família Zanato, e as melhorias e recuperação digital foram realizadas por Jaciano Eccher/Corbélia Filmes.











Comentários